Skip to main content

A difícil decisão da escolha do nome do site ou blog

De todas as tarefas que você precisará cumprir ao criar um site ou blog, a primeira delas é mais importante, é escolher um nome. E essa decisão é de grande importância, pois pode trazer inúmeros benefícios para ele. A escolha do nome é complicada porque ela vai passar a ideia principal sobre o assunto, e através do nome os ganhos gerados a partir dele se relacionará diretamente ao nome, além de identificar sua marca, o que pesa muito na fidelização dos leitores.

Algumas dicas são essenciais para não errar na hora de tomar essa decisão difícil.

Escolha um nome que tenha relação ao tema. Parece óbvio, mas muitos que trabalham criando sites e blogs acabam batizando os trabalhos com nomes que o identificam, e não ao conteúdo. A menos que você seja famoso, evite dar seu nome ao blog. O nome relacionado ao tema vai beneficiar seu blog no posicionamento dos mecanismos de busca. Se você for falar sobre Ganhar dinheiro na Internet ou sobre Pet Shop, então procure um domínio com palavras que tenham o mesmo interesse..

Ao escolher o nome, verifique sempre a disponibilidade dele em sites de compra de domínio na internet. Ter um domínio próprio é uma excelente ideia para quem planeja profissionalizar sua página. Então, é importante que o nome que você escolheu esteja disponível para a compra. Não registre um domínio que não tenha relação com o nome de seu site ou blog.

Decida por nomes simples, curtos e fáceis de serem lembrados, pois essa atitude faz com que o visitante memorize o endereço do seu trabalho. Quando ele quiser voltar e buscar informações nos sites de busca, vai saber exatamente que nome deve digitar para chegar até o seu. Isso evita que o leitor se distraia com outras informações e acabe indo parar em outras páginas na internet ao invés da sua.

Procure na internet por outros sites ou blogs que tenham o mesmo tema que o seu e observe os nomes. Não copie nunca, mas absorve todas as informações necessárias para estimular a criatividade e criar um nome impactante.

Use a ferramenta Google Trends ou a Ferramenta para Webmasters para ajudá-lo a tomar uma decisão. Elas permitem que você compare a quantidade de buscas no Google por determinados termos. Isso pode te ajudar a colocar em seu trabalho um nome que contenha um termo bastante pesquisado no Google, o que certamente vai ajudar a melhorar o posicionamento do seu blog no ranking de pesquisas do buscador, consequentemente trazendo mais visitas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *