Skip to main content

7 Passos para criar um blog de sucesso

Há uma imensa fartura de opções gratuitas na internet para criação de blog que não exigem conhecimento de programação. Nada de horas debruçado sobre códigos e softwares complicados para criar sua página. E com todas essas facilidades, milhões de pessoas podem produzir conteúdos dos mais variados temas. Mas para se destacar no meio dessa multidão, não basta abrir uma conta no Blogger ou no Wix e começar a escrever o que vier à cabeça.

Se o usuário deseja profissionalizar seu blog e até mesmo gerar renda com ele, é preciso fornecer aos leitores algo único. Seja um texto inovador, um conteúdo relevante de interesse do público.

É muito importante ter em mente o objetivo e a aparência do blog e ter cuidado com o texto. Uma das regras de ouro da comunicação é escrever de acordo com quem vai ler. Por isso, é imprescindível conhecer e pesquisar sobre o público que se interessa pelo tema do seu blog. Acompanhe e conheça a trajetória de blogueiros experientes e leia dicas valiosas como as que vou mostrar aqui.

Tema

Escolha um tema sobre o qual seu blog irá se especializar. Entender e focar no assunto escolhido evita que o blogueiro se distraia em meio a muitos nichos diferentes de mercado. Junto com o tema, o público-alvo é estabelecido. Estude-o. Procure informações como idade, classe social, escolaridade. Isso ajuda o dono do blog a produzir artigos direcionados com qualidade e o capacita para debater sobre as postagens e responder dúvidas dos leitores. Essas informações podem ser obtidas no Google Analytcs.

Texto

Defina o estilo de linguagem mais apropriado para ser usado no blog. Este tópico está diretamente relacionado ao tema. O ideal é sempre escrever de forma clara e objetiva. Você pode até redigir um texto rebuscado para falar sobre vinhos franceses. Mas se o assunto for cultura pop, é melhor escrever um texto coloquial. Pense sempre em quem vai ler. E cuidado para não escorregar na gramática.

Postagens

Não basta escrever apenas longas e elaboradas resenhas. Lembre-se que estamos na era da interatividade. Intercale textos longos com textos mais curtos. Insira imagens, vídeos, galerias, gráficos. Setorize sua postagem para evitar grandes blocos de texto que dificultam a leitura online. E, muito importante, estabeleça metas de postagem. Defina quantidades e distribua as postagens de modo que seu blog não passe muito tempo sem conteúdo novo, nem seja inundado de posts em um só dia.

Visual

Cuide para que a primeira impressão do seu blog seja agradável. A enorme variedade de distrações da internet vão levar para longe os leitores que se sentirem desconfortáveis na sua página. Mantenha seu blog com aparência atual. Evite cores cores berrantes que incomodam a visão. Jamais coloque música sem que o leitor tenha que apertar o botão de play. E invista tempo para procurar layouts pré-programados, os chamados templates, mais adequados ao seu tema. O Blogger, por exemplo, tem milhares de opções gratuitas.

Comentários

Dê atenção aos seus leitores. Sempre responda os comentários. Agradeça os elogios, fique atento às críticas, dê explicações, referências. Lembre-se que comunicação é uma via de mão dupla.

Divulgação

Essa é a melhor forma de conseguir mais visitantes. Mas não seja chato. Não adianta nada entupir fóruns de internet com links para o seu blog. Esta atitude apenas irrita as pessoas. Existem diversas outras formas para fazer sua divulgação.

Conecte seu blog às redes sociais como Facebook, Instagram grupos de Whatsapp. Isso vai fazer com que as pessoas saibam quando tem postagem nova. Leia, mostre interesse e comente em outros blogs. Esta é uma das melhores formas de agregar leitores. Blogueiros costumam ser solidários entre si e retribuir visitas quando percebem que você se interessa pelo trabalho dos outros.

Rentabilidade

Existem algumas formas de rentabilizar seu blog. O Google, por exemplo, oferece o Google Adsense um serviço de banners e propagandas que geram dinheiro pela quantidade de cliques. Você também pode vender produtos ou serviços relacionados ao seu tema. Mas não vá com muita sede ao pote. No começo é muito difícil gerar dinheiro com blog. Mantenha-se focado em melhorar seu conteúdo para aumentar a quantidade de leitores. Com o tempo, os frutos do seu trabalho duro virão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *