Skip to main content
criar um blog no blogger

4 Passos para criar um blog no Blogger

Como criar um blog no Blogger?

Certamente o Blogger é uma das ferramentas mais usada para criar um blog, além do mais é um serviço gratuito que o Google oferece como acontece com Google Adsense.

Eu particularmente prefiro usar o WordPress, mas também usei o Blogger e foi onde consegui ganhar meus primeiros U$ 100 trabalhando na internet.

Pode-se criar um blog para diversas aplicações diferentes, seja para ganhar dinheiro, para divulgar uma banda ou um trabalho pessoal e até mesmo como um diário virtual onde muitas pessoas costumam contar histórias da sua vida.

O mais interessante é que para cada uma dessas aplicações seja qual for a sua escolha para o formato do seu blog, é que a dedicação necessária para criar o blog será diferente. Se você pretende criar um blog para ganhar dinheiro com ele, com certeza você precisará dedicar mais tempo para ele, pois esse nicho além de ser muito concorrido, é preciso ter muito cuidado.

Criando uma conta no Blogger

Para criar um blog no Blogger não tem muito segredo, você pode fazer o seu cadastro através do link: blogger.com, e preencher os itens necessários para o cadastro.

Caso tenha criado um e-mail do g-mail (que é serviço gratuito do Google), basta fazer login na conta e preencher seu perfil no Blogger.

Após ter criado seu perfil no Blogger você poderá criar seu primeiro blog, mas antes disso é preciso analisar e decidir o destino do blog respondendo para si algumas perguntas como: Para quem? para que?, porque?

Nome do Blog (nicho)

Escolher o nome do blog sem sombra de dúvidas essa é a parte mais complicadas de todas elas, pois é a través do nome do seu blog que as pessoas irão encontrar o seu trabalho. E para decidir qual nome você ira colocar é necessário o uso de algumas ferramentas que irão te auxiliar nessa decisão.

É de extrema importância que ao escolher o nome ou nicho que irá trabalhar tenha vínculo com o que irá expor no blog, um bom exemplo é o criarsiteblog.com.br, onde eu publico dicas e informações sobre a criação de sites e blogs.

Se você criar um blog para falar por exemplo: sobre cadeiras de escritório, deve utilizar no endereço as palavras cadeira de escritório, exemplo: cadeirasdeescritorio.com.br.

Duas ferramentas são bastante usadas para essa decisão Planejador de Palavra Chave do Adwords (precisa de cadastro, mas é grátis) e o Google Trends (não precisa de cadastro e é grátis).

Escolhe um bom Template para o blog

Imagine você visitando um blog qualquer criado com imagens por todos os lados e mal ajustadas, cheio de propagandas. Acredito que você está achando uma experiência terrível. Quando entro em um site com essas características, não passo 5 segundos nele, isso acontece com a maioria dos usuários.

Tendo em vista essa situação escolha temas com as seguintes características:

  • Que não seja multicolorido;
  • Com fácil navegabilidade;
  • Fontes legíveis;
  • Responsivo para PC e sistema mobile;
  • Que seja otimizado para SEO.

Pode ser muitos critérios para escolher um bom template, mas você encontrar diversos Templates gratuitos pesquisando na internet.

Comece a publicar conteúdo

Depois de ter seguidos os passos acima, chegou a hora de começar a publicar seu conteúdo e começar a gerar tráfego para seu blog.

O seu conteúdo é o que seus usuários querem ler, então capriche nele, crie conteúdo relevante e mostre que seu blog como Blogger tem valor e qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *