Skip to main content

O primeiro passo do blogueiro deve ser no blogger?

O primeiro passo do blogueiro é escolher a plataforma na qual irá trabalhar. E para quem está iniciando e não pode, ou não quer, investir dinheiro em um site profissional, existem opções gratuitas na internet como Blogger, Wix, Google Sites, Webnode, entre outras plataformas. Também existem opções profissionais como WordPress.

Confita o artigo que escrevo porque devo criar meu blog no WordPress. Mas caso queira outras opções gratuitas continue lendo este post.

A mais famosa delas é o Blogger, do Google, um serviço inteiramente gratuito e fácil de ser gerenciado. Ele é muito indicado para novatos, que ainda não tem muita habilidade com criação de blogs. O Blogger permite ao usuário uma hospedagem ilimitada de blogs nos servidores do Google. Isso dá ao blogueiro a oportunidade de ter tantos blogs quanto tenha vontade, sem nenhum custo adicional.

O Blogger nasceu em 1999 e foi uma tentativa bem sucedida de popularizar a produção de conteúdo. Sem necessidade de editar códigos HTML e fazer upload de novos posts, além de ser compatível com qualquer navegador, a plataforma rapidamente caiu no gosto dos internautas e foi comprado pelo Google em 2003, o que tornou o serviço ainda mais conhecido.

Em 2004, empresas de web design foram contratadas para reformular o Blogger e novas aplicações foram criadas para melhorar a vida do blogueiro, como uma página própria para posts, comentários e postagem por e-mail. Além da adição de novos templates. No mesmo ano, com a compra do Picasa, que possuía o aplicativo de compartilhamento de fotos Hello, pelo Google, os usuário puderam, enfim, publicar suas imagens.

No aniversário de dez anos do Blogger, novos recursos foram adicionados, entre eles o “Jump Break”, que faz com que a página inicial do blog exiba apenas um trecho das postagens, dando um aspecto visual mais atraente. Antes, era necessário editar o código HTML, o que dificultava a vida de quem não tinha conhecimento de programação.

Outras funcionalidades que ajudaram a melhorar a aparência e a usabilidade do Blogger foram implementadas de 2010 `à 2017. As aplicações “Páginas Estáticas”, “Gadget de Páginas”, “Novos Templates” facilitaram a postagem dos blogueiros e a leitura dos visitantes.

Com a popularização dos smartphones, o Blogger agora está disponível também como aplicativo para Android e IOS, ambos sem custo.

E, embora gratuito e de fácil manipulação, não quer dizer que o Blogger seja somente para amadores. É possível dar um ar profissional, mesmo com as limitações do uso dos templates disponibilizados pela plataforma. É só começar a escrever.

Concluindo. A plataforma blogger pode sim, ser trabalhada tanto para um blogueiro casual como também profissional. As possibilidades que a plataforma oferece nos dias de hoje, é possível criar um blog e ganhar dinheiro com ele sem gastar nada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *