Skip to main content

É possível personalizar um blog no Blogger?

Como faço para personalizar um blog no blogger?

O que muitos usuários iniciantes do Blogger não sabem é que é possível personalizar um blog no Blogger.

Quando se trata de sistema de blogagem, nenhum outro serviço tem mais visibilidade que o Blogger. Ele é o preferido de quem quer começar a expor suas ideias na internet. No entanto, ele também é motivo de muita reclamação dos blogueiros no que diz respeito a layout.

Os templates disponibilizados pelo Blogger acabam atuando como um limitador para a criatividade do usuário. Alguns tem muita dificuldade para encontrar um visual que se enquadre no tema do blog.

Mas o que muitos não sabem é que o Blogger tem recursos poderosos para diminuir ou até mesmo acabar com essa insatisfação dos blogueiros. Para personalizar seu layout quase completamente, basta acessar o blog e clicar na aba “Tema” e, em seguida, “Editar HTML”.

personalizar blogger

Caso o blogueiro não seja um grande conhecedor de HTML e CSS, não recomendo fazer qualquer alteração. Para aqueles que não sabem de programação para personalizar o Blogger, é possível fazer algumas mudanças e deixar seu blog com outra cara usando “personalizar” na mesma Aba “Tema”.

Uma vez dentro do “personalizar”, ao clicar na aba “Plano de Fundo”, é possível alterar o esquema de cores. Esta etapa consiste em escolher o padrão de coloração e o plano de fundo do layout. O mais interessante desta parte é que o sistema disponibiliza uma paleta de cores pré-combinada, separada por grupos, o que auxilia o usuário com pouca noção de design a fazer uma escolha com um aspecto mais profissional.

Dependendo do modelo que está usando no seu blog Logo abaixo, a aba “Layout” define a estrutura do blog. Apesar de dispor apenas de modelos, existe uma grande variedade de opções de posicionamento e número de colunas. Ainda é possível editar o rodapé e a largura dos elementos estruturais.

A aba “Avançado” é onde se definem os aspectos estilísticos do blog, como tamanho, cor e estilo da fonte. Usuários mais experientes também podem utilizar uma folha de estilos CSS. Ao acionar o botão “Adicionar CSS”, surge na tela uma caixa de edição de texto onde deverá ser colado o código CSS. Entretanto, não há prejuízo nenhum em usar as funções do próprio editor. Basta que o usuário se lembre de salvar todas as alterações clicando no botão “Aplicar ao Blog”, no canto superior esquerdo da tela.

Uma dica muito importante é sempre fazer o download do seu modelo antes de fazer qualquer alteração, isso permitirá restaurar seu blog da forma em que tenha salvo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *