Skip to main content
google-adsense

O que é e como funciona o Google AdSense?

O que é o Google AdSense?

Google AdSense é um programa de Afiliado gratuito online que possibilita editores e produtores de vídeos ganhar dinheiro exibindo anúncios relevantes em suas páginas na web ou em vídeos, como por exemplo: Sites, blogs, fóruns, sites mobile e no Youtube.

Para participar do programa, antes de tudo, leia as políticas do programa do Google AdSense, e depois cadastre-se.

AdSense para conteúdo

O Google AdSense para conteúdo é um dos recursos mais usados entre os editores. Com esse recurso o editor exibe para seus usuários anúncios segmentados dentro do seu site ou blog.

Como o próprio nome do segmento diz “para conteúdo”, é de extrema importância você criar conteúdo relevante para os leitores e assim favorecer a exibição de anúncios de qualidade e que geram mais receita, por esse motivo é importante criar conteúdo com qualidade.

Você quer ganhar mais dinheiro com a publicidade, mas não quer exibir para seus visitantes anúncios que não tenham relevância com seu conteúdo, Certo? O Google AdSense resolve esse problema ao selecionar automaticamente Anúncios de texto e Anúncios gráficos que são direcionados de forma segmentada ao seu site e ao conteúdo do mesmo.

Os anúncios são exibidos através dos blocos de anúncios, onde os mesmos são muito bem combinados, exibindo apenas os conteúdos que são relevante para seu público.

O melhor de usar o AdSense é que você não precisa procurar anunciantes para exibirem propagandas em sua página, o AdSense faz isso para você.

São diversos tipos de anunciantes, de pequenas empresas locais até gigantes do mercado, em diversas categorias: educação, esportes, moda, veículos entre uma infinidade categorias diferentes.

Como funciona a exibição dos anúncios?

Quando você exibe anúncios do Google em seu site, você estará maximizando seu potencial de receita. O Google coloca anúncios relevantes de duas formas: CPC (custo por clique) e CPM (custo por mil impressões).

No mesmo bloco de anúncio é gerenciado um leilão que os permite competir um contra o outro. O leilão ocorre instantaneamente e quando terminar, o AdSense exibirá automaticamente o(s) anúncio(s) de texto ou imagem que pagarem mais para aparecem.

Essa prática beneficia o editor, favorecendo um ganho maior em suas exibições de publicidade.

A tecnologia usada pelo Google AdSense vai além da combinação simples de palavras-chave ou categorias, à medida que seu conteúdo muda, os anúncios do Google mudam junto para corresponder as necessidades dos seus visitantes. E como os anúncios também são segmentados por países, as empresas globais podem exibir publicidade local no seu site ou blog sem esforço adicional.

Blocos de anúncios

Você deve passar o máximo de tempo possível aperfeiçoando a aparência do seu site para que possa aplicar os anúncios do AdSense e permitir que ele se encaixe perfeitamente na sua página. Essa tarefa é crucial para geração de receita.

O próprio Google fornece alguns modelos de posicionamento de blocos de anúncio para sites e blogs, confira nas imagens.

adsense blocos

Os dois gráficos demonstram os posicionamentos indicados para maior desempenho na geração de receita com os blocos de anúncios, mas antes de ampliar esse modelo, é necessário avaliar e conhecer o público e seus costumes dentro do site ou blog.

Ao criar blocos de anúncios nunca se esqueça de criar critérios personalizados, eles mostraram aos anunciantes que tipo de conteúdo você possui e qual local eles aparecerão.

Nas configurações dos anúncios é possível também escolher paletas de cores pré-definidas que irão ajustar as cores dos anúncios de acordo com as cores do tema do site ou blog, permitindo assim uma fusão visual do anúncio com sua página.

Google Adsense para Youtube

O Google Adsense para Youtube funciona especificadamente no site do youtube.com, onde os anunciantes podem escolher inserir anúncios de vídeos, antes, durante ou depois da reprodução de um vídeo, ou através de pop-up durante a reprodução dos vídeos.

Não existe essa de Youtube AdSense que muitos falam, a verdade é que o usuário pode integrar sua conta ao Google Adsense ao Youtube para poder gerar receita.

Sem sombra de dúvida o AdSense para Youtube é uma forma fantástica de ganhar dinheiro online, além disso é uma forma muito eficaz de conseguir gerar tráfego para seu site ou blog.

Acompanhe seus ganhos com relatórios on-line

Com o AdSense, você pode monitorar o desempenho dos seus anúncios com relatórios personalizados. Os relatórios oferecem detalhes de impressões de página, cliques e taxa de clique em seus anúncios.

Você pode acompanhar também o desempenho de formatos de anúncios específicos, por páginas e tendências pontuais de forma rápida e fácil.

A ferramenta de relatórios é altamente flexível e permite que você agrupe suas páginas, como quiser, para que você possa ganhar informações sobre seus ganhos, você pode visualizar, por exemplo, resultados por URL, domínio, tipo de anúncio, categoria e muito mais.

E o melhor de tudo, é claro, você pode verificar seus ganhos a qualquer momento no seu computador ou no smartphone.

Google AdSense para busca

Ganhe receitas ao ajudar seus usuários a encontrar o que estão procurando no seu site e em todo o mundo. Ajude-os a encontrar o que estão procurando, os mesmos chegam nele para encontrar algo, quer se trate de informações, produtos ou entretenimento.

O AdSense para pesquisa permite que você habilite uma caixa de pesquisa na sua página, onde o visitante poderá procurar a informação desejada, o AdSense para busca irá listar as informações do seu site e de outros sites que contenham as palavras-chave pesquisadas pelo usuário.

Google AdSense para celular

Gere receita nas suas páginas através dos aparelhos mobile incorporando anúncios relevantes do Google AdSense, você pode ganhar dinheiro quando os visitantes acessam seu site através da plataforma mobile e vejam ou cliquem nos anúncios.

Basta seguir as etapas indicadas no site para gerar o código do anúncio que você precisará colocar em sua página. Assim como outros anúncios do Google, os anúncios para dispositivos móveis podem ser personalizados para corresponder melhor o Look-and-fell (termo usado na descrição dos produtos e áreas, como a concepção de produtos, marketing, branding e trademarking, para descrever as principais características da sua aparência) de suas páginas.

Google AdSense para feeds

Ganhe receita exibindo anúncios de texto e imagem em seus feeds RSS (Really Simple Syndication). Um feed é um sistema com um formato que permite que seu conteúdo seja entregue (ao inscrito) no seu site, seja uma manchetes, resumos, artigos ou lista de produtos. Os usuários subscrevem feeds do seu site e sempre que você atualizar sua página os usuários inscritos receberão as informações.

Agregadores como Bloglines, FeedBurner e FeedDemon, são ferramentas que lhes permite configurar um feed para seu site ou blog. Criar um feed possibilitará aos usuários visualizar o seu conteúdo onde quer que esteja, tornando mais fácil para descobrir o que há de novo no seu site e lembrá-los de voltarem.

Quanto ganharei com o AdSense?

Não há uma resposta precisa de quanto você irá ganhar com Google AdSense, porque seus ganhos dependerão de uma série de fatores:

  • O tipo de anúncios que aparecem nas suas páginas;
  • O preço dos anúncios que aparecem nas suas páginas;
  • Quantos blocos do AdSense você usa.

Além disso, é necessário levar em conta os preços pagos pelos anunciantes através dos leilões como explicado no inicio deste post.

A melhor forma de descobrir o quanto você ganhará é se inscrever e começar a exibir anúncios no seu site ou blog.

Uma vez que você estiver fazendo parte do Google AdSense, você poderá visualizar seus ganhos a qualquer momento seja em um desktop, tablet ou smartphone.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *