Skip to main content
escrever melhor

É preciso ler mais para escrever melhor?

Ler mais para escrever melhor“. Quem nunca ouviu a frase?

Ao se decidir pela profissão de bloqueio ou desenvolvedor de site é necessário ter em mente que, ao se comunicar através da linguagem escrita, é essencial ter pleno domínio da língua na qual você escreve.

E além do domínio gramatical, ter conhecimento profundo no tema do qual se escreve, isso se torna indispensável para criar conteúdo relevante para seu site ou blog.

A falta de leitura resulta em muitos problemas que podem ser percebidos com facilidade através da escrita.

A dificuldade que muitos tem ao tentar passar para a folha em branco as ideias a respeito de algum assunto, são fruto da falta de hábito de leitura. Parece sermão de professor chato, mas é verdade.

E quando você se propõe a escrever para um veículo de comunicação, como um blog, sua responsabilidade é ainda maior. Ler é necessário não só para escrever melhor, mas para se enriquecer culturalmente. Para ser um bom escritor esteja habituado a ler bons textos. E os melhores escritores geralmente são sempre os melhores leitores.

Dicas para escrever melhor

Escrever com qualidade não é apenas a falta de leitura, muitas pessoas conseguem ler bastante e dominar assuntos com facilidade, mas na hora de escrever o que aprendeu se torna um grande desafio. dilema este que pode ser resolvido com a prática escrita.

Ao ler um texto, artigo ou um livro tente escrever um resumo do que entendeu, isso te ajudará a passar para escrita o que aprendeu na leitura. Faça isso com os 5 seguintes passos:

  1. Leia e releia o texto ou livro;
  2. Faça um fichamento;
  3. Escreva um resumo do fichamento;
  4. Através do resumo desenvolva o texto;
  5. Releia o texto, corrija os erros e publique.

Seguindo esses simples passos e com a prática você poderá dizer que ler mais para escrever melhor é um fato verídico. É um processo lento, pois escrever e fazer com que as pessoas entendam o que você está querendo transmitir é uma tarefa um pouco difícil, mas não impossível.

É através da leitura que se pode estar bem informado a respeito dos aspectos socioeconômicos que influenciam direta e indiretamente nossas vidas. É um erro muito grande achar que não precisa saber nem um pouquinho de economia para falar de cinema, por exemplo. Blogueiros, seja qual for o tema do qual se especializaram, não podem ficar desgrudados da realidade.

Não perca seu tempo e procure ler o máximo de informações possíveis, leia um livro, jornal, revista eletrônica, gibi ou qualquer outro material impresso, dessa forma estará trabalhando o habito da leitura e consequentemente melhorando sua escrita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *