Skip to main content

Como fugir das armadilhas de trabalhar em casa e aumentar sua produtividade

Trabalhar em casa é produtivo, mas tome cuidado!

Trabalhar em casa é o sonho de muita gente, e ganhar dinheiro trabalhando em casa realmente é muito bom.

O home office pode resultar num aumento significativo na qualidade de vida e no aumento da sua receita no final do mês.

Ficar longe do trânsito, das alterações do clima, das filas em restaurantes na hora do almoço, dos aborrecimentos no escritório. E a lista de benefícios parece ser interminável.

Mas não vá pensando que trabalhar em casa é fácil. Não é todo mundo que consegue se adaptar. São muitas as distrações que podem prejudicar sua produtividade. E o que poderia ser considerado um grande passo rumo à liberdade, pode virar uma grande frustração. Mas alguns erros capitais podem ser evitados para que o sonho não vire pesadelo.

Não permita ser interrompido quanto trabalhar em casa, a não ser, é claro, num caso de necessidades reais. Se houver outras pessoas com você na casa, lembre-as sempre de que está trabalhando e não pode parar para atender o telefone, varrer a casa, levar o lixo para fora. Evite conversar, ver televisão, jogar videogame na hora em que determinou para o trabalho.

Hoje com a interação nas redes sociais é muito fácil perde o foco, evite o uso das redes sociais enquanto estiver trabalhando no seu blog.

Não instale sua área de trabalho nos locais de convivência doméstica. Evite sala, sala de jantar, cozinha, varanda. Reserve um lugar da casa em que você possa colocar seus objetos de uso profissional para dar um ar mais sério ao ambiente.

É importante ter esta separação física do ambiente doméstico e profissional para evitar distrações e conflitos com as pessoas da casa.

Evite bagunça. Objetos fora do lugar e sujeira são inimigos da sua motivação para o trabalho. Se possível, organize o ambiente, faça uma decoração específica, ilumine bem e o mantenha sempre limpo.

Planeje tudo o que você precisa fazer durante o dia. Crie um calendário com horários e metas a serem cumpridas todos os dias. Se você ainda for decidir o que fazer ao acordar, provavelmente você não vai fazer muita coisa. Sem planejamento é muito mais fácil cair na armadilha da procrastinação.

Não trabalhe demais. Não é porque trabalha em casa que você precisa trabalhar o dia inteiro. Equilibre a vida pessoal com a vida profissional. Respeite a folga dos fins de semana e feriados e faça pausas para o almoço, para o lanche e para o descanso com tempo determinado, como nas empresas. Isso vai lhe ajudar a recarregar as baterias para voltar ao trabalho e cumprir suas metas do dia.

E você já faz o uso dessas práticas? Deixe seu comentário sobre sua forma de trabalho e compartilhe suas experiências de home office.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *