Skip to main content

Como usar SEO para melhorar o rank do seu blog

SEO significa Search Engine Optimization. Em bom português, mecanismo de otimização de buscas. Ele é uma técnica que faz com que a página seja melhor compreendida por ferramentas de busca. Você pode até indexar uma página no Google de forma rápida, mas o uso da técnica SEO tem como consequência uma melhora significativa de posicionamento em um site de busca como o Google, por exemplo.

Embora os fatores que influenciam o posicionamento das páginas permaneçam obscuros, é possível identificar algumas práticas que, bem empregadas, de fato fazem a diferença para melhorar a posição de seu blog no ranking dos buscadores. O WordPress é uma ótima plataforma para aplicar técnicas SEO. Não é preciso se tornar um especialista na técnica. Algumas medidas simples são o suficiente para atingir o objetivo da maioria dos blogueiros.

Como usar SEO para melhorar o rank do seu blog

Palavra-chave

A primeira e mais importante dica é a definição de uma palavra-chave, ou termo apropriado ao conteúdo do seu texto. Sendo assim, quando esse termo é procurado no Google, seu blog tem mais chances de aparecer entre os primeiros artigos encontrados. Mas, para isso, é necessário utilizar essa palavra-chave algumas vezes no texto.

Faça uso regular dessa palavra-chave no corpo do texto quantas vezes forem possíveis. Principalmente no primeiro parágrafo. Mas tenha cuidado. Se você exagerar no uso, os mecanismos de pesquisa podem considerar seu artigo como spam. O ideal é que o uso da palavra-chave não ultrapasse 4,5% do total do seu texto.

Título do artigo

Ao definir a palavra-chave, é muito importante que ela seja utilizada no título do artigo. O que certamente ajudará a ranquear melhor o blog nos mecanismos de buscas. O WordPress utiliza o título do texto para criar a url do artigo automaticamente, mas antes de publicar você pode alterar a url deixando-a com apenas palavras importantes sobre o texto, fazendo com que o blog apareça mais acima no ranking.

Qualidade e quantidade

Não escreva artigos muito curtos. Textos com menos de trezentas palavras tem pouquíssimas chances de aparecer entre os primeiros resultados. Além disso, é de extrema importância que seu site ou blog tenha conteúdo relevante, nada de fica enrolando o leitor. Principalmente se seu texto contem palavras-chave muito concorridas nos mecanismos de busca.

Mas mesmo com todas essas informações sobre como melhorar o ranqueamento do blog com técnicas SEO, nada supera o fato de que produzir conteúdo original e de boa qualidade é o maior fator de sucesso do blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *