Velocidade da página se tornará um fator de classificação na busca por celular

O Google anunciou este mês de Janeiro um novo algorítimo de classificação para pesquisas móveis, atualização que a própria empresa denominou com nome de “Speed update” ou “Atualização de Velocidade” é uma medida visando uma melhor navegação para usuários mobile, visto que mais de 80% dos usuários são de dispositivos móveis e a qualidade das redes de telefonia pelo mundo a fora não prestam um serviço de qualidade, como no Brasil por exemplo.

A empresa reforça que essa atualização atingirá pequena porcentagem dos sites, apenas aqueles que oferecem uma experiência mais lenta aos seus usuários é que serão afetados.

Essa atualização está programada para o mês de Julho de 2018, dando tempo suficiente para os Webmasters prepararem suas páginas.

Para identificar problemas possíveis e saber como resolvê-los o Google criou uma ferramenta Think with Google que vai te ajudar a medir a velocidade de carregamento do seu site ou blog e te indicar possíveis soluções.

Como melhorar o carregamento da minha página?

Essa pergunta valeria um artigo bastante extenso, mas postarei algumas dicas básicas que poderá lhe ajudar.

Para quem usa WordPress há algumas observações que podem melhorar o carregamento da sua página, permitindo que você forneça ao seu usuário uma melhor experiência.

Reveja os Plugins instalados

Desinstale do seu WordPress os Plugins desnecessários, faça uso dos que mais lhe farão uso, o excesso deles podem deixar sua página mais lenta.

Utilize Plugins para cache. Ex: WP SUPER CACHE

Uma das melhores formas de acelerar o carregamento da sua página é utilizando o Plugin WP SUPER CACHE, ele trabalha executando todo seu site em cache, permitindo um carregamento mais rápido das páginas.

Optimize o tamanho das suas imagens

Imagens com no máximo 150kb ainda são de bom uso, mas o ideal seria utilizar imagens com 40kb a 80kb, tamanho assim podem ser obtidos com uso de softwares como photoshop e sites de compressão de imagem. Tamanhos menores evita desperdicio de banda possibilitando um carregamento de página mais eficaz.

Utilize pouco JavaScript e CSS

Não cometa o erro de encher sua página de propagandas e outros elementos que abusem do Java e CSS, a forma de uso inadequado pode prejudicar o desempenho do seu site.

Testei no Criar Site e Blog e olha o que deu!

Antes mesmo de escrever este pequeno artigo, realizei 3 testes consecutivos no Think with Google para verificar o desempenho aqui do blog, foi uma surpresa quando os resultados foram exibidos, porque há muito o que melhorar.

As correções citadas pela ferramenta foram:

  • Utilizar o armazenamento em cache do navegador
  • Eliminar JavaScript e CSS que bloqueiam a renderização em conteúdos acima da dobra

As correções devem ser bem estudadas, pois se existir JavaScript e CSS essencial para navegação do usuário, a remoção dos mesmo não se torna uma boa solução. É óbvio que o objetivo é atingir 100% de eficácia, mas não devemos arriscar a estrutura e o conteúdo do site por alguns detalhes.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *