Skip to main content

O blog como arma para o marketing digital

A era do Marketing Digital

Com a assessão das mídias sociais, como Facebook, Twitter e Youtube, os blogs ganharam uma concorrência muito forte no uso como ferramenta de marketing. Mas apesar da força das redes sociais, ele continua sendo uma arma de suma importância na propagação de conteúdo relevante os setores determinados.

O blog é capaz de produzir um conteúdo educativo profundo e continuado sobre um negócio, por exemplo, estabelecendo uma posição de liderança, aumento de tráfego via SEO em ferramentas de busca como o Google. Ainda facilita o processo de publicidade e venda, com um marketing permanente.

Mas quem quer atuar na área de marketing digital precisa conhecer alguns detalhes cruciais para criar um blog de ação efetiva para atrair e fidelizar clientes e visitantes.

Um erro muito cometido, é não conhecer seu público-alvo. Não se pode criar um blog com o objetivo de usá-lo para o marketing digital e escrever para si mesmo. Antes de definir o tema que norteará o seu blog, procure estabelecer quem será o possível visitante dele.

Crie na sua imaginação a imagem desse internauta e descubra quais seus interesses e desejos.

Procure descobrir os problemas e as necessidades enfrentados por seu público-alvo e ajude-os e ensine-os a resolvê-los.

O conteúdo educativo é mais facilmente espalhado na internet do que informações meramente corporativas e engessadas. Ensinar estabelece uma relação de confiança com o cliente e aumenta a demanda pela solução criada.

Antes de produzir um conteúdo novo para o blog, pesquise palavras-chave no Google e tente identificar nas redes sociais dúvidas dos internautas a respeito do tema que tem em mente. Isso garantirá que seu conteúdo seja certeiro ao atender a demanda por determinada solução.

O cuidado com o layout do blog também é fundamental para passar credibilidade e facilitar a leitura do conteúdo. Procure registrar o blog em um domínio próprio, o que dá uma autoridade e um profissionalismo maior a quem escreve.

Trate seu blog como uma revista. Aja como um editor garantindo a consistência das matérias, o título adequado, a criação de pautas, a organização das matérias no layout e a frequência com que elas são publicadas.

E, por fim, divulgue sempre. Use as redes sociais a seu favor como canais de distribuição do seu conteúdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *